SITES E CONSTRUTORAS - O PLANEJAMENTO FARÁ TODA A DIFERENÇA

Categoria: Sites
Data: 28/06/2016
Autor: 5Quatro

Pode até parecer batido e clichê, mas a maior dica que podemos dar para seu site ser um sucesso, seja pelo número de acessos ou até mesmo de vendas, é ter um planejamento. Nos últimos 5 anos, a agência 5Quatro, atendeu e desenvolveu diversos sites para construtoras, como: Nova Espanha, Vitta Residencial, Bild, Imóveis NumClick, Uber Parque Sul, entre outros.

E como em todo projeto, é de extrema importância o planejamento correto! Agora você pode estar se perguntando, como seria esse planejamento?

A 5Quatro desenvolveu um método bem assertivo para fazer isso dar certo. São passos bem simples, mas que no final mudarão o rumo desse novo projeto. Veja quais são eles:


• Briefing
Para nós, esse é a parte mais importante. O Briefing tem que conseguir captar a essência do projeto, entender o que as construtoras precisam e quais são os objetivos com o novo site: vender mais, ser institucional ou apenas uma mostra do portfólio da empresa. Outra parte que conta muito são as referências, o que o público-alvo gosta, tipo de letras, tamanho de fotos, conteúdo, e até mesmo a linguagem dos textos. Não tenha pressa, faça quantas reuniões forem necessárias para chegar em um objetivo com seu novo site.


• Mapa do Site
Após o briefing aprovado, está na hora de desenhar o mapa do site. Aqui nós damos uma atenção muito grande para esta etapa inicial, pois ele dará o norte para as outras etapas. Quantas páginas terão, quais serão essas páginas, que tipo de funcionalidade terá em cada uma, o fluxo de navegação e assim por diante. É aqui que muitas construtoras podem se perder e começar a fazer o projeto desandar. Após a aprovação do mapa do site vem a parte do “mãos à obra”. Chegou a hora de juntar a parte do planejamento e dar início ao trabalho.


• Layout
Com a briefing feito e o mapa do site em mãos, a 5Quatro começa a desenhar as telas. Primeiramente, são feitas de 3 a 4 telas que após serem finalizadas são apresentadas para as empresas. Aqui vemos a linha de criação: cores, fontes, fotos, diagramação, usabilidade e etc.

Após a aprovação dessas 4 telas chegou a hora de desenhar todo o site. Assim, a 5Quatro desenha todas as telas nos 3 tamanhos:
- Sites
- Tablets
- Celulares

Com essas telas as construtoras conseguem ver realmente como o site ficará em cada device, e não terá surpresas na hora de abrir seu site em diferentes dispositivos.


• Funcionalidades e Integração
Com a aprovação (e ajustes) dos layouts chegou a hora de mais planejamento! Agora é o momento de decidir junto às construtoras qual conteúdo terá administração no painel, mais conhecido como ADMIN. Esse é um momento muito importante, nada pode ser deixado de lado.


• Programação
Está na hora de muito fone de ouvido e café!
Chegou a hora da programação. Uma das etapas mais demoradas, na qual o cliente não tem tanto acesso. Mas fique tranquilo, porque a 5Quatro sempre está atualizada com as novas linguagens de programação e oferece a todos seus clientes o que há de melhor no mercado atualmente.


• Conteúdo e Testes
Agora sim! Layout aprovado, programação em fase final, nada melhor que testar seu site colocando o conteúdo. Por isso é de extrema importância já ir separando os textos, fotos, porcentagem das obras, quem receberá os e-mails dos formulários e etc.

Ao longo desses últimos 5 anos, como uma agência de marketing digital, a 5Quatro pode lhe dar mais uma dica: não queira atropelar essa etapa. Ela é fundamental para seu site funcionar bem. Lembre-se: todo sistema é plausível de erros. Mas não se preocupe, todo erro tem seu concerto. Tire pelo menos 20 dias do seu prazo final para os ajustes.


• Publicação
Após um longo período de planejamento chegou a hora de publicar seu novo site! Reserve pelo menos 2 dias para isso. Site publicado, conteúdo revisado e cliente satisfeito.


Uma das maiores expertises da 5Quatro é o desenvolvimento de sites. Ao longo de sua existência, já foram mais de 80 sites desenvolvidos para diversos seguimentos, inclusive da construção civil. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, fale conosco: contato@5quatro.com.br

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.