MOBILE FRIENDLY: A IMPORTÂNCIA DE TER UM SITE OTIMIZADO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Categoria: Sites
Data: 14/08/2019
Autor: 5Quatro

Quantas vezes já aconteceu de você entrar em um site pelo celular que era extremamente difícil de navegar? As imagens não cabiam na tela, o texto estava extremamente pequeno, aparecia só metade do pop-up e você tinha que ficar dando e tirando o zoom para conseguir fazer o site caber na sua tela. Esses são os sintomas de um site que não é amigável para dispositivos móveis e oferecendo uma péssima experiência para o usuário acessa o site pelo smartphone, que por sinal, vem aumentando muito.
No Brasil, o número de smartphones em uso já chega a 230 milhões segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas. Mais de um aparelho por habitante. É tanta gente mexendo no Facebook, Instagram e visitando sites pelo celular que fica até difícil lembrar de alguém no nosso círculo social que não possua um.
Levando esses números em conta, já dá para entender que não dá para deixar de ter um site que funcione bem em smartphones, não é?


Por que investir em um site que seja Mobile Friendly?

Em 2018, 52,2% de todo tráfego online aconteceu pelos dispositivos móveis. Devido a diversos fatores como praticidade e por ser mais barato do que um computador na maioria das vezes, as pessoas estão passando mais tempo nos smartphones. O seu lead está usando mais esse meio e é bom você estar adaptado para quando ele chegar no seu site. As vendas realizadas por smartphones também aumentaram: 48% de 2017 para 2018. Ou seja, as pessoas estão passando mais tempo e estão comprando mais pelos dispositivos móveis.
Outro motivo para investir em um site Mobile Friendly é que o Google leva isso em consideração na hora de ranquear o seu site (e do seu concorrente). Se alguém faz uma busca e cai em um site que não abre bem em smartphones, provavelmente ele sairá rápido da página, o que aumenta a taxa de rejeição e faz com que o Google diminua o ranqueamento do site.

 

Como é um site Mobile Friendly?

Agora que você já entendeu a importância de um site amigável para dispositivos móveis, chegou a hora de entender quais são as principais diferenças:

 

O site é fácil de navegar
O usuário precisa encontrar o que ele quer de maneira simples e sem precisar passar por diversas páginas que não correspondem com seu interesse. Quanto mais rápido ele chegar onde quer, menor é a chance de ele desistir no meio do caminho.
Para alcançar isso, é necessário que exista um menu que seja organizado e seja de fácil acesso por exemplo.


O carregamento é rápido
Não adianta nada o site ser todo organizado se ele demora um tempão para carregar. Levando em conta a internet que a maioria dos brasileiros dispõe, é importante se atentar a esse fator. Estudos apontam que usuários saem da página se elas demoram mais de 3 segundo para carregar. (https://bit.ly/2tregbW )
Então já sabe, é importante ficar de olho no formato das imagens, se algo não está pesado demais e o servidor está funcionando corretamente.


O site se adapta bem a telas pequenas
As telas dos smartphones são bem diferentes das dos computadores. O que faz com que o seu design também seja diferente, caso contrário, nascem aqueles sites que você tem que se deslocar para conseguir terminar de ler uma frase.
Cada layout de página precisa ser planejado especialmente para o dispositivo em que ela será vista.

 

Depois de ter lido nosso artigo, como você classifica o site da sua empresa? Ele passou no teste ou está precisando de uma atualizada urgente? Se ficou na dúvida, venha conversar com a gente. Podemos dar uma olhada no seu site

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.