OTIMIZAÇÃO ON-PAGE SIMPLIFICADA

Categoria: SEO
Data: 21/11/2017
Autor: 5Quatro

Muito se fala na importância de ser um dos primeiros resultados no ranking do Google. Apesar disso, ainda há quem acredite que só se consiga essa colocação através do patrocínio de links. Contudo, existem técnicas simples e orgânicas para que o Google enxergue seu site como mais relevante. Também conhecidas como otimização on-page, dessa forma você pode facilmente melhorar a visualização da sua página.

Mas e aí, você já conhece algumas dessas técnicas?

 

Page Title

 

Provavelmente o elemento mais importante de todos, o Título da Página é o que identifica sua página na aba do navegador ou nos próprios resultados do Google. É recomendado que ele seja curto, com até 63 caracteres, que é o máximo que o Google exibe em sua busca. Além disso, é fundamental que ele indique de forma clara e precisa o conteúdo de sua página. Se julgar que sua marca é um diferencial, também é interessante acrescentá-la ao título.

 

Exemplo: Blog - 5Quatro, uma agência especializada em marketing digital

 

URL amigável

 

URLs com o próprio endereço da página como âncora são um interessante artifício para os seus links serem encontrados no Google. Além disso, também é interessante que eles sejam descritivos e curtos, citando a palavras que relacionem à página. URLs com códigos ou parâmetros expostos devem, preferencialmente, ser evitadas.

 

Exemplo: http://www.5quatro.com.br/blog

 

Meta Description

 

Também chamado de Meta Descrição, esse elemento funciona como uma prévia do conteúdo do seu site. São os fragmentos que aparecem abaixo do link na página de resultados do Google. Já que sua principal função é fazer com que o usuário acesse o seu site, é fundamental que sua descrição possua um call-to-action e instigue a curiosidade no leitor. É recomendado que não se ultrapasse um total de 160 caracteres nesse texto.

 

Exemplo: Seu site ainda não está nos primeiros resultados Google? Leia esse texto e descubra como melhorar seu rankeamento.

 

Imagens

 

As imagens do seu site devem ter nomes curtos e estritamente descritivos, somente para identificação. Fora isso, todas elas devem possuir um texto alternativo, que aparece quando a imagem não é exibida corretamente. Por fim, é importante que sua imagem seja inserida no local correto em seu HTML, próxima ao conteúdo que ela retrata.

 

Exemplo: banner-blog.jpg

 

Headings

 

É possível determinar também a prioridade dos elementos da sua página, através dos Headings. Eles variam do H1 ao H6, classificando a importância dos conteúdos. O ideal é que existe apenas um H1, que normalmente é o título. Se necessário, podem existir múltiplos H2 e H3. E assim por diante, elencando as prioridades dos assuntos abordados no seu site.

 

Exemplo: Nosso título está como H1. Já os subtítulos, estão como H2.

 

Textos simples

 

É interessante repetir as palavras-chave mais importantes para o seu conteúdo ao longo do texto, porém é preciso observar se houve exagero. O Google penaliza os sites que tem essa conduta excessiva, já que isso prejudica o ritmo de leitura e a experiência do usuário. Além disso, vale lembrar que um texto claro e bem explicado é muito mais atrativo para os visitantes do seu site.

 

Exemplo: Durante esse texto, nós repetimos a palavra Google 9 vezes.

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.