O MARKETING É UMA GRANDE FAMÍLIA: DE ABÍLIO E ALDA À LORENZO E VALENTINA

Categoria: Publicidade
Data: 17/05/2018
Autor: 5Quatro

Afetados pelo bate-papo sensacional que aconteceu no Immagina Café com a participação de nossa diretora de criação, Mariana Moura, ficamos refletindo o quanto o marketing mudou e ainda vai mudar e o quão importante é você ter em mente todos os pontos (fracos e fortes/ convergentes e divergentes) dos extremos, on-line/off-line, antes de decidir o que é melhor para a sua marca.

Claro que o planejamento é adaptável e precisa ser renovado após um tempo, a forma como você se posiciona on-line ou off-line se ajusta ao modo que se comporta a sociedade em relação às tecnologias, inovações e forma de viver. Mas, conhecer os ambientes que você está analisando, além da variável, é essencial.

Se pensarmos em pessoas, o marketing off-line seria Alda e Abílio, os avós que nasceram no século passado. Eles vão te ligar e falar que estão fazendo o melhor pão-de-mel recheado e com um preço super bacana para você dar de presente de dia das mães, dos namorados, dos pais.

Eles também são os que vão te convencer que a marcenaria deles tem os melhores materiais e que podem fazer mais barato para você, inclusive no horário da novela, pode ser que eles te liguem para te dizer que consegue fazer o vestido da moça da novela e um dia você se surpreenderá ao receber uma carta deles. Isso mesmo, eles são aqueles do marketing de interrupção, da insistência, que de criativo te conquista mesmo e fica na cabeça.

Já Valentina e Lorenzo seriam os netos, o marketing on-line, nasceram quase agora, tecnológicos e ligeiros a conversa é quase que momentânea, eles são as pessoas que sempre tem algo para conversar com você, assistem a mesma série, amam memes, entendem o que você precisa, porque eles também precisaram alguma vez, comentam no twitter sobre a novela.

Valentina e Lorenzo viraram seus amigos, você se identifica com eles, quando você vê está consumindo o que eles consomem, porque vocês são parecidos, porque eles estão no seu celular, lembrando do seu aniversário, comentando no seu facebook, com fotos super bonitas no instagram.

Mas, nem Valentina e Lorenzo se desapegam de oferecer um preço amigo, ou de te indicar aquela promoção de dia das mães para te ajudar a surpreender e nem Abílio e Alda ficarão sem transformar a sua conversa em algo mais amigável, porque aprenderam com os netos que, às vezes, as pessoas só precisam de algo mais delicado para se identificarem.

As duas gerações se adaptam, aprendem uma com a outra e acabam se cruzando, afinal, sempre tem aquele almoço de família na casa dos avós com muita troca de ensinamentos.

Assim, para facilitar, nós desenhamos uma “árvore genealógica”, também conhecida como infográfico, que vai te mostrar que essa família comunicativa tem muita coisa diferente devido a idade, mas muitas coisas ainda se cruzam, devido ao parentesco. ;)

Confira aqui.

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.