SÉRIE: DESVENDANDO AS MÍDIAS SOCIAIS - YOUTUBE

Categoria: Mídias Sociais
Data: 13/07/2018
Autor: 5Quatro

Tudo o que você precisa saber sobre algoritmos.

 

E para fechar nossa série com chave de ouro, não podíamos deixar de fora o YouTube. Plataforma que para muitos é uma das principais fontes de conteúdo audiovisual, essa rede tem bastante relevância nos dias atuais, já que os vídeos tem sido formato preferido para transmitir uma mensagem, em vários momentos. Vamos entender este algoritmo, então?

 

YouTube

Com centenas de horas de vídeos publicados por minuto e cada vez mais usuários assíduos, o YouTube também precisa de uma maneira inteligente de ajudar seus viewers a encontrar vídeos que eles queiram ver e maximizar o engajamento e satisfação do público a longo prazo com essa entrega. Antigamente isso era feito pelo número de plays, mas a estratégia se mostrou incompleta. Hoje, o algoritmo analisa, entre outras coisas, isso aqui:

- Comportamento prévio do usuário – analisando tudo que foi visto e não visto pelo viewer, suas preferências e padrões;

- Tempo médio de visualização (%) – interpretando se o conteúdo do vídeo e/ou canal realmente prendeu a atenção do viewer;

- Tempo médio da sessão – avaliando qual a grandeza de consumo daquele usuário no determinado período;

- Likes e dislikes – ouvindo o que o viewer tem a dizer sobre o conteúdo que acabou de assistir e entendendo seu gosto.

 

Muito esperta, a plataforma sabe quando estão querendo enganá-la. Não adianta criar vídeos longos, achando que isso resolve o problema de visualização, ou então criar chamadas sensacionalistas para ter seu conteúdo clicado. Para realmente performar bem no YouTube, você tem que conquistar o seu target, quem sabe testando algumas dessas ideias:

- Utilizar tags – para direcionar seu vídeo para o público ideal e conquistar engajamento;

- Cativar mais inscritos – para crescer o seu canal, aumentando o alcance do vídeo e possíveis aparições nos recomendados;

- Não menosprezar as playlists – para oferecer ao viewer mais conteúdo relacionado e prendê-lo ao seu canal por mais tempo.

 

Como dica extra, não só para o YouTube, mas como para todas as outras, a gente ainda cita a familiarização com as métricas de cada plataforma, que hoje já proporcionam inúmeras informações para te ajudar a entender tudo o que dá mais certo e mais errado em suas postagens.

Agora, é claro que cada rede tem as suas particularidades, mas elas se voltam mais para o formato do conteúdo. No geral, após essa série de textos, fica fácil perceber que cada vez mais essas plataformas têm buscado alto engajamento e interação com o público.

Isso não é algo se conquista do dia para noite, mas com uma estruturação de marca consistente, é possível alinhar seu comportamento na rede de forma a alcançar todos os seus objetivos.

Aqui te proporcionamos algumas soluções superficiais, porém, se você quer um estudo mais aprofundado, nós também podemos te ajudar. Converse com a 5Quatro e saiba mais sobre o gerenciamento de mídias sociais. Já passou da hora de sua marca dominar essa estratégia, né?

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