SÉRIE: DESVENDANDO AS MÍDIAS SOCIAIS

Categoria: Mídias Sociais
Data: 29/06/2018
Autor: 5Quatro

Tudo o que você precisa saber sobre algoritmos.

Aparentemente super fáceis de mexer, mas muita gente não entende bem como elas funcionam e, por isso, tem um pior desempenho na hora de avaliar os resultados. Se você é uma dessas pessoas, então vem com a gente numa série que vai desvendar os algoritmos das mídias sociais e como performar melhor nessas plataformas, indispensáveis em uma estratégia de marketing digital. Começando, no texto de hoje, com a maior de todas:

 

Facebook

Devido a seu grande volume de postagens, o Facebook foi a rede que inaugurou essa questão de algoritmos nas mídias sociais, já que precisava organizar seu feed de forma a engajar os usuários e não perder publicações relevantes com tanta rapidez. Sendo assim, seu objetivo é priorizar as postagens mais atrativas para cada indivíduo, baseando-se em alguns fatores principais:

-   Comportamento prévio do usuário – analisando todas suas ações na rede, suas preferências e padrões;

-   Nível de relacionamento do usuário com a marca ou pessoa – considerando a proximidade e potencial de engajamento entre as contas;

-   Engajamento da rede de amigos do usuário com o post – identificando postagens com que podem ser do interesse do usuário em questão;

-   Engajamento total do post – verificando a impressão que a publicação causou na plataforma como um todo;

-   Autenticidade da postagem – checando a veracidade da informação e prevenindo fake news;

-   Conteúdo visual de apoio – priorizando publicações mais completas e chamativas;

-   Conteúdo relacionado a pautas quentes – dando relevância a assuntos do momento.

 

Por ser um algoritmo tão complexo, é claro que existem vários outros pontos que devem ser explorados pelo Facebook, mas, levando-se em conta os que já conseguimos identificar, é possível tomar algumas providências para melhorar seu desempenho. Especialmente em um momento em que o alcance orgânico do Facebook está propositalmente tão baixo, essas dicas podem fazer toda a diferença para o seu negócio. Experimente fazer o seguinte:

-   Convide as pessoas a colocar sua fanpage como “ver primeiro” - para receber prioridade no feed;

-   Incentive a interação entre usuários nas suas publicações - para aumentar seu alcance e potencial de engajamento;

-   Crie um bot para Messenger - para aumentar seus pontos de interação e conversão de usuários.

 

Agora tá bem mais fácil conquistar seu público no Face, né? E a gente não vai parar por aqui não. Em breve tem mais textos dessa série, desvendando o Instagram, dessa vez. Então, se quiser mais dicas sobre essa e as demais plataformas, dá uma conferida no nosso blog. Estamos trazendo sempre novidades para você!

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