QUAL O NÚMERO DE POSTAGEM IDEAL NAS REDES SOCIAIS?

Categoria: Mídias Sociais
Data: 07/07/2016
Autor: 5Quatro

Essa é uma clássica pergunta para todas empresas que usam as redes sociais!

Se você já usa as redes sociais ou está pensando em usar para promover seu negócio em um futuro breve, tenha certeza que uma hora essa pergunta chegará ao seu planejamento de marketing digital.

Seja você uma empresa multinacional, de grande, médio ou pequeno porte, a resposta que usamos aqui na 5Quatro sempre é a mesma: não existe uma fórmula pronta para isso. Porém, o segmento que você atua pode influenciar muito nessa questão. Separamos aqui alguns pontos que você pode levar em consideração na hora de planejar e responder a pergunta que assombra tantas empresas.

 

• Pesquise empresas do mesmo segmento (concorrentes diretos e indiretos)
Eles podem dar uma boa ideia de como o público interage com determinados produtos/serviços/empresas. Estude os concorrentes e veja a frequência que eles utilizam. Um, dois, cinco ou dez posts por semana? O que eles estão fazendo? Guarde os exemplos de empresas que estão dando certo e veja por qual motivo as outras não estão obtendo sucesso.

 

• Público
Estude seu público, alguns quesitos podem ser cruciais nos resultados:
- Idade
- Região
- Grau Escolar
- Classe Social

Lembre-se, cada público preza por alguma coisa, usa com mais frequência determinados canais e consome certos tipos de conteúdo. Fique muito atento ao seu público-alvo.

 

• B to C ou B to B
Definitivamente isso vai influenciar muito na sua quantidade de postagens e interação nos canais digitais. A maioria do público nas redes sociais é composto por consumidores finais, ou seja, b to c. Empresas que vendem/prestam serviço para outras empresas tem um grau de interação menor, consequentemente o número de postagem pode ser menor.

Porém, isso não é uma regra. Existem dezenas de casos bem-sucedidos de empresa b to b. Tenha criatividade, seja diferente e surpreenda seu público!

 

• O Conteúdo certo
Ah o conteúdo! Com certeza esse é o ponto mais importante desse texto. Vale o raciocínio: se eu não tenho nada para falar, o que eu faço? Seja na sua vida pessoal ou profissional, como você responde essa situação?

Todo mundo tem algo para falar, toda empresa é boa naquilo que faz! O sucesso na internet não se dá às pessoas/empresas que falam de tudo e fazem tudo. Seja bom e muito relevante em um determinado assunto. Faça sua empresa ser reconhecida nacionalmente, ou quem sabe, mundialmente em um determinado assunto. Tenha relevância para seu público.

Um exercício bem legal que sua empresa pode desenvolver, aqui na 5Quatro chamamos de “O Mundo do Cliente”. Desenhe um círculo no centro de um papel e escreva palavras que são relevantes ao seu negócio, vale tudo, tudo mesmo! O que for mais importante aproxime do seu mundo, o que for menos importante afaste.

Isso vai lhe dar uma boa ideia do conteúdo que você pode produzir. Olhe para esse papel e você terá a resposta na mão. Agora vale a pergunta: com essas palavras que apareceram no planejamento você consegue produzir conteúdo diariamente, semanalmente ou mensalmente?

 

Espero ter ajudado nessa dúvida que sempre aparece nos planejamentos das empresas. Ao longo dos últimos 5 anos, a 5Quatro, uma agência especializada em marketing digital, já passou por muitas indecisões como esta. A ideia é nunca parar de tentar, uma hora acertamos o alvo em cheio.

Se você tiver mais dúvidas, envie seu e-mail para contato@5quatro.com.br

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