COMO FAZER UM POST ARRASADOR COM O MEME DO ENCONTRO DA CLARA COM O OVO

Categoria: Mídias Sociais
Data: 25/07/2018
Autor: 5Quatro

Se você trabalha com marketing digital, leu esse título e pensou “old!”, você está no caminho certo. Agora, se você leu isso e pensou “hummm...seria legal usar esse meme para algum cliente agora”, então a gente precisa ter uma conversa séria.

Utilizar memes antigos ou situações fora de contexto para sua marca pode torná-la um verdadeiro “tiozão”. Aquele, que sempre se coloca em uma situação em que está totalmente deslocado do contexto. E isso não é bom.

Timing é tudo quando falamos em marketing digital. Você precisa estar atento a tudo o que está acontecendo, seja o meme da semana ou às últimas notícias do jornal. Mas que para que isso dê certo todas as partes devem trabalhar juntas, agência e cliente. Isso porque, uma aprovação cair no limbo pode acabar com uma ideia boa.

Outro fator importante para que a marca não fique fora de contexto é saber quando ela deve utilizar as famosas datas comemorativas. Então nada de supermercado fazendo post sobre o dia nacional de combate ao fumo!

Também é importante que quando escolhida, a data comemorativa tenha algo a agregar e seja criativa, como os exemplos abaixo.

 E a mesma coisa para o memes.

Mas não é apenas com o contexto e criatividade que você deve tomar cuidado na hora de fazer o seu post inspirado em um meme. A maioria dos memes têm origem com alguma personalidade, como é o caso das dezenas feitos com a Gretchen, Nicolas Cage ou Chico Buarque. Último no qual processou o Teresina Shopping em decorrência do uso da sua imagem em um post. Você pode ver mais detalhes sobre o caso aqui.

Como você pôde ver, o que parece ser um simples post engraçado e descontraído pode ser um tiro pela culatra, em que sua marca pode passar uma mensagem de atrasada e desconectada, ou até mesmo se tornar alvo de processos. Por isso, sempre que for planejar uma dessas ações reflita: isso é atual? Isso é relevante para o meu público? Isso pode me trazer problemas jurídicos? Afinal, ninguém quer se tornar o tiozão de bermuda tactel e muito menos receber a surpresa do processinho, não é!?

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.