A PRIMEIRA EX DO FACEBOOK

Categoria: Mídias Sociais
Data: 23/02/2018
Autor: 5Quatro

Imagine a seguinte situação: você conhece a garota ou o garoto dos seus sonhos. É amor à primeira vista. Vocês crescem juntos, conquistam coisas juntos... Engajamento altíssimo. Porém o tempo passa, ela ou ele já tem outras coisas para se preocupar, e você vai ficando de lado. O mais comum seria vocês se separarem, mas tem um detalhe: vocês são casados, com comunhão total de bens. 

Este é o caso de milhares de páginas empresariais que foram “deixadas de lado” pelo Facebook. A empresa recentemente anunciou uma mudança em seu algoritmo que fará com que o alcance das marcas caia. Isso vem com o objetivo de mostrar ao usuário mais conteúdos relacionados aos seus amigos e grupos no feed de notícias. 

Essa não é a primeira vez que a empresa anuncia uma queda de alcance nas páginas, porém é a primeira vez que um impacto maior foi sentido. A Folha de São Paulo divulgou, no início desse mês (08/02), que não irá se separar da empresa de Zuckerberg, mas vai dar aquele famoso tempo. 

Essa é uma notícia para abrir os olhos de veículos de comunicação e também para empresas, que a partir de agora verão suas ações, curtidas e compartilhamentos despencarem.

O Facebook chegou com alcance total, ajudou a criar bases de fãs enormes, criou uma nova métrica de sucesso e depois com uma medida, aqui entre nós muito esperta, tomou o mercado de assalto. Você quer curtidas, marca? Então pague por isso, disse ele. 

Porém, não é para ficar desesperado. Como sempre falamos, um conteúdo bom e relevante é o que vale, e ele continuará sendo recompensado. Contudo, mais do que nunca agências e marcas deverão pensar e repensar sua forma de fazer marketing digital, rever suas personas e estar com um conteúdo alinhado a elas. Não há mais espaço para erros.

Além disso, se o seu cliente ainda estava com um pé atrás e com o escorpião no bolso, pode avisá-lo que o momento de investir em mídia no Facebook nunca foi tão necessário. Fan pages que têm uma estratégia definida e investem continuamente, tendem a ter um alcance orgânico maior. 

Depois de tudo isso, a lição que fica é muito clara. Não deposite tudo o que você tem em apenas um lugar. Leve sua marca para outros meios, seja visto por todos, tenha opções. Há muitas outras plataformas para serem conquistadas.

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.