5 ERROS COMUNS QUE EMPRESAS COMETEM NO FACEBOOK

Categoria: Mídias Sociais
Data: 19/10/2016
Autor: 5Quatro

Atualmente, no Brasil, o Facebook já conta com 62 milhões de brasileiros que acessam a plataforma diariamente. Não é à toa que 2,1 milhões de pequenas e médias empresas já utilizam a rede social para divulgar seus negócios, seja através de páginas, seja através de anúncios. Apesar disso, mesmo com a facilidade de uso e acesso do Facebook, alguns detalhes podem fazer toda a diferença para atingir o potencial máximo da ferramenta. Alguns deles são:


1) É muito sobre timing

Muitas vezes uma postagem excelente é perdida porque o empresário não soube identificar o momento ideal de publicá-la. Nesse mundo conectado, com milhares de informações novas por minuto, é muito importante conhecer seu público-alvo, seus hábitos e costumes e definir qual é a hora certa para alcançá-lo. É claro que esses picos de alcance podem variar de acordo com o seu target, mas segundo uma pesquisa da Optimizely, dias de semana, no fim da tarde, são a melhor aposta.

2) O engajamento supera curtidas

Já se deparou com uma página com inúmeras curtidas e, ao rolar a timeline, você percebe que quase ninguém curte as postagens em si? Pois é. Isso acontece com frequência, principalmente quando o empresário quer ver números com rapidez e acaba comprando likes. Não vale a pena. Convide pessoas que você saiba que irão gostar da sua fanpage e interaja com elas em posts e comentários. Assim, seu crescimento e reconhecimento serão exponenciais. Caso contrário, você sempre estará em busca de números, apenas.

3) Não confie apenas no orgânico

É claro que um bom conteúdo atrai público, como foi falado no item anterior, mas também não é por isso que não é recomendado investir financeiramente no seu negócio. Em 2015, por exemplo, foi lançada uma pesquisa que mostrava que apenas 2% das pessoas que curtiram sua página são impactadas por suas publicações orgânicas. Por isso, posts patrocinados são muito válidos. Com eles, sua empresa é vista por muito mais pessoas, e pessoas interessadas no seu produto. Uma boa tática, por exemplo, é convidar manualmente quem curtir o post, para curtir a sua página também.

4) Texto web: menos é mais

Antes de mais nada é preciso entender que a internet tem sua própria linguagem: rápida, sucinta e, muitas vezes, divertida. As publicações não param e a sua precisa se destacar. Tem horas que realmente é difícil resumir determinado assunto/informação, mas deixe o mais objetivo possível. No entanto, não se esqueça de colocar algum texto de apoio para um link ou uma foto postada. Não dizer nada também pode ser prejudicial ao seu alcance.

5) Saiba dosar seu conteúdo

Para grande parte das pessoas, as redes sociais são seu espaço de descontração. Por esse motivo, mesmo que o objetivo principal seja o de divulgar sua empresa ou produto, não faça de sua página algo somente comercial. É importante dedicar uma porcentagem do seu conteúdo para curiosidades relacionadas ao tema, dicas importantes, ou até mesmo uma brincadeira. Isso cria uma interação mais humana entre as duas partes e coloca sua marca na memória afetiva dos seus clientes potenciais. Além disso, também vale dosar e diversificar a forma como esse conteúdo é passado: fotos, vídeos, GIFs, etc.


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