O QUE A SUA MARCA PODE APRENDER COM LA CASA DE PAPEL

Categoria: Marketing Digital
Data: 13/04/2018
Autor: 5Quatro

Atenção se você é avesso a qualquer tipo de spoiler, fique longe deste texto até terminar de assistir La Casa de Papel. Caso não ligue para leves spoilers, se aconchegue em sua cadeira, pegue uma pipoca e saiba tudo o que sua marca pode tirar de proveito da hypada série da Netflix.

Mas antes, caso você esteja por fora do que está acontecendo vamos te dar uma breve sinopse da trama. Um grupo de ladrões se tranca na casa da moeda da Espanha para realizar o maior roubo da história. Enquanto isso, do lado de fora, temos o duelo entre o Professor, cabeça do assalto, e Raquel, policial responsável pela operação que pretende recuperar a instituição.

 

Planejamento é tudo

O Professor nos ensina a primeira lição deste texto: planejamento é tudo! Grandes marcas não conseguem grandes campanhas e resultados por acaso. Mas só planejar não é o suficiente, colocar tudo em prática também é fundamental. Na série, por exemplo, tudo correu bem enquanto o grupo seguiu suas regras, mas foi quebra-las que fez as coisas ruírem.

 

Fale a língua do seu público   

Isso não é exclusivo da série espanhola, já cansamos de ver em várias obras o policial se adequando a forma como o sequestrador fala e age, que é exatamente o que Raquel faz com o Professor. Mas veja bem, não estamos falando que seu público são os bad guys, mesmo que eles sejam responsáveis por roubar nossa atenção. Sua marca deve ouvir, respeitar e acatar o que seu público consumidor diz e como ele age. Se isso não acontecer você corre o risco de perder a atenção dele ou até mesmo causar uma má impressão.

 

Não se apegue

O que era um plano quase perfeito se tornou um grande problema. Na série temos dois casos: Tóquio com Rio e o próprio professor com a policial Raquel. Você não quer ver sua marca se perder por um simples apego, não é mesmo?

Deve haver paixão naquilo que você faz, mas é preciso tomar cuidado para que isso não te cegue. Sabe aquele logo antiquado, mal feito e antigo da sua empresa? Está na hora de mudá-lo. Sabe aquela forma engessada que você utiliza as redes sociais? Está na hora de deixar no passado. Sabe aquela forma de comunicação à la anos 90? Estamos em 2018. Permaneça com aquilo que fortaleça sua marca e deixe ir aquilo que a atrapalha, mesmo que você goste daquilo.

 

Fique atento com o que acontece ao seu redor

Boa parte do plano do professor e das suas ações de sucesso durante toda a série se devem ao fato dele estar atento a tudo o que acontecia dentro e fora da casa da moeda. Você também deve estar atento a tudo o que está acontecendo, afinal sua marca não é uma ilha isolada. Você deve saber mudar e responder ao o que está acontecendo, seja para aproveitar um assunto do momento ou para transformar sua marca/percepção, como foi o caso de várias marcas de cerveja que mudaram sua comunicação ao longo dos últimos anos. A sociedade evolui e sua marca deve evoluir junto.

 

Viu só como La Casa de Papel te ensinou várias coisas? A 5Quatro também pode fazer muito por você. Marque um café com a gente e monte um plano mirabolante para que a sua marca cresça ainda mais.

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