IMMAGINA CAFÉ - 3ª EDIÇÃO

Categoria: Marketing Digital
Data: 18/04/2018
Autor: 5Quatro

Neste último sábado (14), nossa diretora de criação, Mariana Moura, foi convidada a participar de um bate-papo super gostoso no Immagina Café, promovido pela Immaginare Escola de Criação e Design. A pauta da vez foi a questão do Marketing Offline x Online, contando também com os profissionais  Mauricio Abravanel - Diretor Regional do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Daniela Tincani - Mestre em Comunicação e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Henrique Gomes - Especialista em Branding e Sócio-Proprietário da Folklore • Brand Storytelling. O debate, que foi transmitido pelo Facebook via Live, rendeu trocas de experiências, muitas reflexões e consensos interessantes. 

 

Ficou curioso? Então vem com a gente repassar alguns dos principais pontos levantados lá:

 

O Fim dos Meios

Spoiler alert: a TV não está morrendo. Nem a rádio. Nem a mídia impressa. Ao contrário do que muitos pensam, estes meios passam bem e continuam com sua parcela de importância no mundo publicitário. É claro que para se adequar a um consumidor muito mais exigente eles vêm se reestruturando, mas isso não anula sua relevância.

Um ótimo exemplo disso foi apontado em um estudo periódico da F/Radar, realizado pela da agência F/Nazca em parceria com o Datafolha. Tal pesquisa evidencia a TV como o meio que mais influencia o tráfego nas redes sociais, fomentando comentários e compartilhamentos entre os usuários, enquanto eles assistem à programação.

A Teoria é Importante

Tem muita gente muito talentosa por aí, felizmente. O problema está em acharmos que eles podem resolver todos os nossos problemas de marketing. A utilização de programas e noção estética podem ser aprendidas com a prática, entretanto, o mesmo não acontece com a teoria. Sim, é possível trabalhar com comunicação sem um diploma, mas o estudo contínuo faz toda diferença.

Apesar das graduações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo trazerem bases importantes, o maior aprendizado vem do aluno/profissional que busca outros formatos, além da faculdade, como leituras imersivas e cursos extracurriculares. Com esse nível de qualificação, podemos garantir, sem sombra de dúvidas, que você terá resultados muito mais rápidos. Experimente.

Respeito no Conteúdo

Embora as minorias tenham ganhado espaço no cenário on e off ao longo dos anos, ainda tem muito avanço a ser feito. Por vezes as mídias se acham no direito de fazer comentários que não lhes cabem ou até mesmo tomar como brincadeira falas que podem ser ofensas em uma realidade que muitos não entendem, pois não a vivenciaram.

Diante disso, tem sido bastante interessante ver um novo nicho de mercado surgindo: os núcleos de inteligência que visam guiar as marcas na maneira ideal de conversar com os diferentes públicos. Um exemplo bem bacana deste novo movimento da comunicação é o Think Eva, voltado para as questões do universo feminino e a valorização da mulher.

O Segredo é All-line

Nem off-line nem on-line. All-line. Essa foi a conclusão a que os convidados chegaram. E nós concordamos com eles. A verdade é que cada meio possui sua particularidade e nenhum deles é autossuficiente. Enquanto, por exemplo, a TV nos proporciona um maior alcance, a Internet traz muito mais interação da marca com o consumidor, além de proporcionar um conteúdo mais globalizado, uma vez que pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo.

Mesmo que exista um investimento maior ou menor em um dos lados, todos os cases de maior sucesso englobam uma estratégia 360º, com uma campanha inteligente, que abrange e explora seu impacto nos diferentes caminhos que podemos explorar. É por isso que cada vez mais aprofundam-se os estudos na área de transmídia, que propõe estratégias em um conjunto de mídias que contam juntas uma história.

Bom, como vocês podem ver, o papo foi super produtivo. E olha que a gente nem colocou todos os tópicos abordados neste post. Caso você queira ver esse debate por completo, assista ao vídeo do encontro clicando aqui. Ou, caso queira entender mais como profissionais qualificados podem te ajudar com o marketing on-line e off-line da sua empresa, entre em contato com a gente por aqui.

 

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