COMO PLANEJAR NO MARKETING DIGITAL

Categoria: Marketing Digital
Data: 09/09/2016
Autor: 5Quatro

Que sua empresa há anos precisa ter um posicionamento na internet é um fato mais que consumado. Seja através um site bem planejado, um Facebook atualizado, gerando conteúdo certo para o público-alvo ou até mesmo a junção de tudo isso ao longo do tempo. Porém, por onde começar? E o que olhar? Esse post pode ser um guia para sua empresa que está buscando entrar de cabeça no marketing digital, ou até mesmo dar um “up” nas ações cotidianas.

Tenha em mente que a internet e suas ferramentas estão em constante atualização, assim, lembre-se de continuar estudando todos os dias. Aqui na 5Quatro dizemos que a internet é cruel. Em semanas ferramentas desaparecem, aquela métrica já não é tão fundamental assim, e seu público já está em outra plataforma de relacionamento! É caro leitor, a internet é cruel com as empresas.

Por outro lado, ela abre uma porta sem volta, onde pequenas empresas conseguem batalhar de frente com grandes empresas. Utilizando a criatividade e as ferramentas certas os resultados aparecem rapidinho! Pois bem, agora é hora de mostrar aquele 99% de transpiração! Preparados?

Aqui na 5Quatro, utilizamos os seguintes passos para planejar o marketing digital:

 

1) Qual segmento a empresa atua
Pode parecer bobeira, mas essa simples pergunta pode fazer toda diferença. A atuação em diferentes segmentos requer uma melhor análise das plataformas de relacionamento. Isso quer dizer que seu público-alvo, dependendo do segmento, pode agir e interagir em diferentes plataformas, ou seja, em uma frase direta e reta: existe a grande possibilidade que o Facebook não sirva para alcançar seus objetivos. Isso nos leva a entender o próximo passo.

 

2) Para quem você vai falar? Quem é sua persona?
Esse é um item que prezamos muito aqui na 5Quatro. Com quem vamos falar? E quando dizemos isso, queremos saber bem afundo as informações. Entender sua persona é conseguir atingi-la no centro das suas aflições. Questione coisas do tipo:

- Faixa de idade
- Gênero
- Profissão mais comum
- Estrutura familiar
- Faixa salarial média
- Influenciador da compra
- Tempo médio pra decidir comprar
- Fator crítico para compra (ex: preço)
- Qual o maior desafio da sua persona

Entender e responder todos esses itens vai lhe dar uma ideia bem ampla com quem você irá falar! Quais são as dores, o que desejam, como seria a melhor maneira de entrar em contato, que tipo de conteúdo ele busca e assim por diante. Pode parecer clichê (e é muito), mas um bom planejamento começa com o entendimento perfeito de sua persona.

 

3) Objetivos
Nada vale um planejamento se não tiver um objetivo claro! Você deve estar imaginando: mas é claro que minha empresa tem um objetivo. Saiba que a maioria das empresas que começam a utilizar o marketing digital, sequer tem ideia do que querem/precisam alcançar, simplesmente vão com a correnteza, pois ouviram falar que isso é muito importante.

A partir do momento que você traça um objetivo vs. tempo para alcançá-lo as coisas começam a fazer mais sentido, tanto para você como para quem irá executar a campanha.

Seus objetivos podem ser:
- Aumentar os likes no Facebook
- Conseguir mais seguidores
- Aumentar os acessos no site
- Maior número de propostas vindas do site
- Aumentar as vendas
- Maior engajamento nas redes sociais
- Lançamento de um novo produto

Independente do seu objetivo, tenha um (ou mais que um) e deixe-o claro para toda sua equipe de marketing digital.

 

4) Ferramentas
Com um objetivo definido, fica muito mais fácil saber qual(is) ferramenta(s) a equipe de marketing digital irá usar. Para cada objetivo pode-se enumerar diversas ferramentas, como:
- Facebook
- Instagram
- Twitter
- E-mail marketing
- SEO
- Google Adwords
- Inbound marketing
- Aplicativos mobile

Viu como fica mais fácil!? Se meu objetivo é X, quais ferramentas vou utilizar para conseguir alcança-lo? Fique calmo, você não precisa entender todas as ferramentas disponíveis, só precisar saber o que cada uma delas pode fazer por sua empresa.

 

5) Campanha
Ter uma campanha é fundamental tanto no digital como no off-line. Uma campanha publicitária tem mais força na hora de promover sua marca, os canais de mídias seguirão um mesmo padrão de ideias, cores, fontes, formas, fotos e etc, dando mais “peso” para quem vê e uma maior capacidade de exposição da marca. Uma campanha publicitária com uma ideia baseada no seu objetivo fará toda diferença entre as outras empresas!

 

6) Planejamento de Ação
Após realizar todos os itens anteriores está na hora de colocar em prática tudo que foi discutido! Porém antes de sair fazendo é preciso definir algumas coisas, como:
- Tipo de linguagem que será utilizada
- Frequência de post’s nas redes sociais
- Frequência de post’s no blog
- Como será feito o monitoramento
- Quem fará o que
- Esquema de perguntas e respostas
- Relatórios (semanal, quinzenal ou mensal)

Um plano de ação bem feito irá prevenir você e sua empresa de fatores surpresas, como uma crise nas redes sociais, algo que se torne um “viral” ou até mesmo quem receberá as perguntas dos clientes e quem será responsável por responde-las. Muitas empresas começam a fazer suas ações de marketing digital sem esperar muita coisa, e exatamente nesse ponto que sua marca corre um grande risco, esse “sem esperar muita coisa” pode ser um pesadelo enorme.

 

7) Mídia
Chegou a hora de investir em mídia dentro da internet. Mas por onde começar? Simples! Lembra dos seus objetivos? Pois bem, alinhe seus objetivos com as ferramentas que você pode utilizar e trace um panorama de investimentos nessas ferramentas. Dentre as mais utilizadas aqui na 5Quatro, estão:
- Facebook Ads
- Google AdWords
- Portais de Informação
- Blog’s

Cada uma irá lhe proporcionar uma maneira de investir, atingir seu público e obter resultados diferentes. Analise com calma o potencial de cada uma e veja como esse investimento irá impactar nos resultados da sua campanha.

 

8) Análise
O principal ponto do marketing digital é a capacidade de mensurar todo e qualquer ação na internet. Por isso, nunca pare de analisar, desde de curtidas no Facebook, quantidade de e-mails vindas do site, novos acessos no blog, interação do público com sua marca e por ai vai. Quanto mais informações conseguimos obter com nossas campanhas, melhor! E as ferramentas de marketing digital são essenciais para isso. Analise constantemente.

Gostamos de utilizar muito o processo circular no marketing digital. Depois de feito todos os itens anteriores, vamos analisar. O que deu certo? O que deu errado? Pegue tudo isso, analise e volte novamente para o primeiro item. Isso mesmo, refaça todos os itens anteriores, tenho total certeza que sua visão será totalmente diferente.

 

Espero ter contribuído com essas dicas, pois é exatamente assim que a 5Quatro, uma agência especializada em marketing digital, trabalha há 5 anos. Estamos abertos para conversar com você e sua empresa, entre em contato conosco: contato@5quatro.com.br

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