ALGUMAS TECNOLOGIAS TARDAM MAS NÃO FALHAM

Categoria: Marketing Digital
Data: 02/04/2018
Autor: 5Quatro

Não é de hoje, e já conversamos aqui, que o e-commerce é uma tecnologia que merece atenção no Brasil. Em apenas 6 anos o número de compradores on-line triplicou e continua crescendo (2 dígitos por ano), visto que apenas 43% das pessoas que tem acesso à internet consomem on-line (56% da população tem acesso à internet), o espaço para evoluir é grande.

No Brasil 16% das compras on-line são feitas através de smartphones, sendo que o país possui 31% dos usuários possuem smartphones, o que, de acordo com o cenário atual, tem uma grande chance de crescimento, visto a nova atualização do Instagram, que possibilita a compra direto da plataforma.

Mas, o que acontece com o brasileiro, que apesar de ter grandes possibilidades de evolução em e-commerce, só está realmente crescendo agora? Isso se dá devido ao ciclo que essa tecnologia está incluída, o famoso “SoLoMo – Social, Local, Mobile Circle”. Um Ciclo completamente digital que envolve três gerações diferentes, uma “nada digital”, uma que passou pela transição e uma geração “completamente digital”.

Acontece que o modo de interagir, se relacionar e consumir sofrem suas modificações de acordo com o ciclo de inovação que ele está inserido. Porém, ele pode envolver completamente uma sociedade, mas não quebrar totalmente alguns hábitos. É o que está acontecendo. Temos gerações incluídas na mesma cultura, mas em fases diferentes, que respondem de forma distinta ao comércio eletrônico e outras tecnologias deste ciclo.

Normalmente os Ciclos de Inovação não são dedutíveis e você toma maior consciência deles quando já estão em sua fase disruptiva, aqui começam os investimentos na inovação e todas as ações direcionadas para essas tecnologias. Inclusive, já batemos um papo sobre a próxima galinha dos ovos de ouro aqui em nosso blog.

Porém, apesar dos ciclos de inovação trazerem à tona tecnologias que mudam completamente nossa forma de pensar, interagir e consumir, eles acabam. A inovação morre e nasce uma totalmente nova, a qual o seu público terá que se adaptar. Então sim, as tecnologias são extremamente importantes, porém a velocidade com que seu público responde a ela é mais ainda e é preciso respeitá-la.

Por isso, fica aqui a dica, você pode estar ansioso e querer utilizar todas as possibilidades que esses ciclos e inovações te dão, mas o seu público pode estar apenas se adaptando e a resposta não seja boa no momento. Saiba aproveitar as novidades que essas fases trazem no momento em que elas realmente estão no ápice da aceitação das pessoas da sua cultura.

Uma ação certa, no momento certo, com a tecnologia certa é mais eficaz que vários tiros para todos os cantos. Assim foi com o e-commerce, assim será com qualquer outra tecnologia e ciclo de inovação. Mas, na dúvida, a gente sabe como te ajudar em todos esses momentos. É só entrar em contato.

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.