A INTERNET, O PEQUENO E MÉDIO EMPRESÁRIO E SUAS DÚVIDAS

Categoria: Marketing Digital
Data: 20/07/2016
Autor: 5Quatro

Isto é fato: estar na internet hoje em dia é mais que um dever. É uma obrigação de qualquer empresa, independente de sua estrutura física. E é aqui, logo no início deste texto que faço a primeira pergunta: o que é estar na internet?

Podemos mostrar diversas formas de “marcar presença na internet”. É possível citar dicas de ferramentas on-line, plug-ins para postagens, recursos avançados para extrair os melhores relatórios, canais sociais, forma de escrever texto e por aí vai. Porém, o intuito não é dificultar a vida dos pequenos e médios empresários com mais informações jogadas, que até o momento podem ser totalmente desnecessárias. A ideia central deste texto é dar um direcionamento correto e eficaz.

Iniciando pelos consumidores e sua nova forma de consumir e pesquisar produtos que tanto desejam ou necessitam comprar: você já parou para pensar como isso acontece? Já observou como as pessoas ao seu redor buscam as informações atualmente? Claro, através da internet!

Então, vamos refletir: se um consumidor está buscando um relógio para comprar, mas ainda não decidiu pela marca, cor ou tamanho, quais serão suas ações? Primeiro, digitar no Google “relógio de pulso masculino”. Uma série de resultados aparecem, certo? Assim em menos de um minuto o cliente decide em qual dos dez primeiros links ele vai clicar, se não clicar em pelo menos cinco ou seis, para fazer uma breve pesquisa.

Enfim, aqui é iniciado o processo pela busca da informação/produto/serviço. Claro que ele pode buscar por um produto, após ver uma publicidade em outras mídias (televisão, jornal, outdoor). Mesmo quando isso acontece, o início da busca é igual: digitar no Google o nome do produto que tem interesse.

Este é o primeiro ponto a ser observado: a forma de buscar. Percebe-se como isso é feito automaticamente, por todas as novas gerações, inclusive gerações mais antigas. Caso um cliente pesquise um determinado produto ou serviço e você, empresário, não tem um site, o que acontece? Nada (nada mesmo). Você nunca será encontrado. E quando eu digo nada, lembre-se que nada acontecerá com suas vendas, e o futuro não será promissor.

Então a primeira coisa a fazer é um site? Sim e não. Nada vale o investimento caso seu site não funcione perfeitamente em smartphone. Lembre-se, as buscas acontece a todo instante – em casa, no trabalho, no carro, no aeroporto, no shopping e por ai vai. Do que adiante o cliente buscar, encontrar e não conseguir consumir nenhuma informação, pois seu site nunca foi pensado para funcionar em smartphone? Uma questão para refletir!

Perceba que uma tendência desencadeia novas ações. É por isso que é tão difícil “estar na internet”. O pequeno e médio empresário normalmente não dispõe de altos investimentos para realizar todos os tipos de ações, por isso, é de extrema importância estar pelo menos ligado em novidades e tendências ou então conhecer alguém que saiba isso (é aí que a 5Quatro, uma agência especializada em marketing digital, entra no negócio). Caso contrário, seu investimento será feito em uma, digamos, “velha tecnologia”, e o que foi “baratinho e rapidinho” ficará caro e trabalhoso.

O mais importante é: não se culpe. As mudanças são rápidas, tendenciosas e grande na internet. Gerir uma empresa, controlar o RH e negociar com fornecedores não é tarefa fácil, sobra pouco ou quase nada de tempo para pensar em estratégias de marketing digital e ações publicitárias. Por isso, antes de sair investindo em qualquer mídia, observe o comportamento do mercado e direcione suas ações e investimentos para acertar seu público-alvo em cheio. Aliás, a internet é uma ótima praça para isso.

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