CASE SOL-MILLENNIUM DE INBOUND MARKETING

Categoria: Inbound Marketing
Data: 26/09/2018
Autor: 5Quatro

Nesse case vamos mostrar como é possível aumentar quase 10x o número de acessos no seu site diminuindo o investimento. Já pensou em sair de 3mil acessos únicos para 25mil acessos únicos? Veja como alcançar essa marca sem muitos segredos.

O cliente em questão é uma multinacional chamada SOL-Millennium. A SOL-M desenvolve dispositivos médicos de segurança, mais especificamente, seringas e agulhas com dispositivos de segurança. Isso mesmo, um nicho bem diferente que estamos acostumados a trabalhar.

A ideia da SOL-M é levar mais conforto e segurança para aquele profissional que está na linha de frente dos hospitais: os enfermeiros e médicos, pessoas capacitadas para aplicar injeções, recolher sangue e etc.

Dito isto a SOL-M encontrava-se em uma situação de alto conhecimento dentro das ferramentas e estratégias de marketing digital. Fazendo um breve panorama, a diretoria sempre acreditou no poder da internet e redes sociais e, vem fazendo isso desde de 2014, sempre investindo em site, social media, Google Adwords e Face Ads.

A ideia central de toda campanha é ensinar, educar e mostrar os benefícios de uma agulha/seringa de segurança para os profissionais de saúde.Para isso, nada melhor que uma boa campanha de inbound marketing: ferramenta essencial para conseguir atingir o público-alvo/persona em cheio.

A SOL-M já estava fazendo inbound marketing e conseguindo resultados satisfatórios mês a mês.

 

Mostrando na prática:

Situação antiga: para cada material lançado, seja e-book, vídeo ou planilha, era feito um fluxo de conteúdo automatizado. O problema disso é que a SOL-M tinha  mais de 20 fluxos, sem interação entre eles, ou seja, o lead se cadastrava, recebia o conteúdo daquele material e ficava na base, recebendo somente newsletter.

Como consequência, diversas vezes o lead e o possível possível comprador ficava por pouco tempo recebendo artigos da SOL-M, e quando recebia algum informativo, muitas vezes não estava de acordo com o que procurou lá no topo do funil.

 

Em números, a SOL-M registrava:

-       Mais de 25 landing pages;

-       Cada landing page fazia uma automação, o lead recebia cerca de 3 a 4 e-mails, após isso entrava no fluxo de newsletter;

-       Já havia mais de 60 artigos no site;

-       Os acessos eram em torno de 3mil (acessos únicos);

Fonte: RD Station e Google Analytics. Julho 2017.

 

Após algumas semanas de planejamento a 4 mãos, 5Quatro e SOL-M, percebemos pontos que poderiam ser melhorados:

-       Um fluxo de informação mais contínuo;

-       Uma melhor organização da nutrição dos leads;

-       Artigos e e-books (materiais ricos) que tivessem um propósito dentro de um fluxo de informação;

-       Aumentar os acessos e garantir uma maior conversão dos leads no topo de funil.

 

Tendo esses desafios, planejamos as seguinte ações:

-       Separar os conteúdos em 4 pilares: segurança, injeções, diabetes e coleta de sangue, exatamente a forma como se organiza o portfólio da SOL-M.

-       Organizar todo material que tínhamos baseados nos 4 pilares, tanto materiais ricos (e-books) como artigos e e-mails, analisando assim em qual pilar o conteúdo em questão poderia entrar ou qual deveria ser acrescentado/modificado;

-       Entender qual área estava mais carente de informação e qual estava praticamente pronto;

 

Criar 4 fluxos, onde o lead pode caminhar entre eles paralelamente ou de uma forma única, terminando um fluxo e começando imediatamente outro. Fazendo esse lead permanecer “quente” por mais tempo, mostramos a ele que a SOL-M pode prolongar a conversa.

Fonte: 5Quatro (fluxo de nutrição SOL-Millennium).

 

Realizada essa primeira ação, estava na hora de mostrar às personas da SOL-M o que tínhamos preparado. Assim, demos continuidade nas campanhas usando praticamente o Facebook, diminuindo a metade da verba gasta em outras mídias. Escolhemos o Facebook por ser uma ferramenta de uso diário das personas.

Desenvolvendo campanhas para cada um dos fluxos (topo, meio e fundo de funil) a SOL-M conseguiu atingir seu público em cheio. Com um material diversificado e um conteúdo certeiro, dando um salto nos acessos e nas conversões.

Fonte: RD Station e Google Analytics. Julho 2018.

 

Para alavancar ainda mais os acessos, a 5Quatro verifica semanalmente as conversões de cada campanha, conseguindo assim, analisar qual delas está com resultados positivos. Aquela que começa a apresentar uma queda nos números, são alteradas rapidamente, seja em layout, público, horário ou chamadas. Resultado disso: os números não pararam de crescer.

Fonte: RD Station e Google Analytics. Agosto 2018.

 

Sabe qual é o único segredo de tudo isso? Planejamento. Colher resultados, analisar, desenhar e executar, esse é o sucesso no marketing digital.

Se você busca resultados como esse, venha conversar com a gente! Somos especialistas em marketing digital aqui em Ribeirão Preto. Podemos lhe ajudar, clique aqui.

 

 

VOLTAR PARA TODAS POSTAGENS

Gostou?
Compartilhe esse post.