NÃO PENSE DUAS VEZES! VOCÊ PRECISA DE ASSINANTES NA SUA NEWSLETTER.

Categoria: E-Mail Marketing
Data: 22/05/2017
Autor: 5Quatro

Esse post é pra você que acha a newsletter desnecessária, sem importância, uma ação que não gera resultado. Se você pensa assim, temos uma novidade pra te contar: você está enganado. Durante esse texto, a 5Quatro vai te mostrar a real necessidade de se captar leads com o campo de newsletters. Vamos lá?!

Se você é novo aqui e não está entendendo nada do que estamos falando, ou quem sabe está se perguntando o que é uma newsletter, vamos te explicar rapidinho. A newsletter nada mais é que:

Segundo o dicionário Michaelis, “é uma comunicação por escrito dirigida a um certo grupo de pessoas, boletim. A tradução literal de newsletter seria boletim informativo; como de costume aqui no Brasil, nós incorporamos a palavra estrangeira ao nosso vocabulário ao invés de adotar a tradução”.

Sim, newsletter é um boletim informativo, que enviamos aos nossos clientes de forma digital, ou seja, via e-mail marketing. Simples, né?!

Pois bem, agora que você sabe o que é uma newsletter, por que aplicar o conceito de captação de leads (possíveis clientes) em seu site pra enviar um boletim informativo pra eles? Qual é o sentido disso? Realmente um possível cliente pode virar um comprador após receber boletins informativos?

 

Sim e não!

 

Queremos ser bem diretos com você. Nem todos vão comprar de você após receberem suas newsletters. Apesar disso, existe uma parcela que vai conhecer suas novidades, seus produtos e, futuramente, vai efetuar algum tipo de compra da sua empresa, seja ela B2B ou B2C. Só que isso requer planejamento, tempo e muito cuidado com as informações enviadas.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como planejar e enviar uma newsletter (ou e-mail marketing), sugiro que leia esse post, clicando aqui. Nesse texto, vamos focar apenas em como e por que capturar leads em seu site pode fazer uma grande diferença nos relatórios no final do mês. O campo “receba nossa newsletter”, pode estar em diferentes lugares no seu site, por exemplo:

 

• Na sua assinatura de e-mail (Por que não?)

Quantos e-mails você envia por dia? Cada e-mail enviado é uma oportunidade, tanto perdida quanto ganha. Colocando um lembrete (um botão) na sua assinatura de e-mail, você tem a chance de tornar cada destinatário em um assinante da sua newsletter.

 

• Pop-up

Já pensou em colocar um pop-up no seu site pra capturar mais leads? O termo pop-up pode parecer antigo e nada convencional, não é mesmo? Pois saiba que mais de 70% das pessoas que deixam seu site nunca mais vão voltar. Pensando nisso, com um truque simples você pode converter muitos desses visitantes em leads. Chamamos de pop-up de saída (exit intent). Ela detecta um usuário que está saindo da sua página e traz uma mensagem pra que ele converta. Veja o exemplo:

 

• No final do formulário de Contato

Não custa nada perguntar se aquele usuário que está entrando em contato com você gostaria de receber sua newsletter. Com apenas uma mensagem simples já podemos fazer isso:

 

•  No final de cada artigo/notícia no seu blog

O visitante que chega até o fim do seu artigo é, com certeza, um visitante engajado. Seu título captou a atenção dele. Sua introdução o levou a ir adiante na leitura. Seu conteúdo foi valioso para ele, mantendo-o no artigo até o fim.

Entre milhões de artigos que ele poderia ter lido, ele leu o seu. Melhor ainda: ele leu até o fim. É por isso que o fim de um artigo é o momento perfeito para pedir que ele converta na sua lista de e-mails. E como fazer isso? Adicionar um campo de captação (veja exemplo abaixo) no fim de cada artigo é um ótimo meio de converter o usuário na sua newsletter enquanto ele está engajado.

Leitores que chegam até o fim do seu artigo estão focados e procurando por direcionamento. Dê a ele um direcionamento, direto pra sua base de leads.

  

 

• E na minha loja física? Existe essa possibilidade?

Claro que sim. Se você possui uma loja física, peça aos seus colaboradores que ofereçam benefícios ao comprador (descontos exclusivos, dicas, eventos etc.) e, em troca, peça o e-mail desse cliente.

 

Viu, só? Existem algumas possibilidades pra você conseguir captar mais leads com suas newsletter e, quem sabe, transformar esses leads em novos clientes.  E se essa ideia pode parecer complexa, na verdade ela é bem simples: quanto mais leads captarmos com os campos de newsletter, mais será nossa audiência, ou seja, mais pessoas ouvindo sua mensagem, logo, mais pessoas que podem se interessar por seus produtos ou serviços e, no final do mês, mais pessoas comprando sua marca.

Alguns gestos simples (e planejados) podem ter um resultado surpreendente. Gostou?

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